Pular para o conteúdo principal

Campanha de valorização dos Povos Guaranis

A Campanha abaixo,se faz importante,frente ao processo brutal do Capitalismo,em destruir a cultura dos povos originarios,não so o Povo Guarani mais a imensa população no norte do pais,que tem de são alvos da cobiça das terras ora pelas multinacionais,madereiros e etc
seja dos povos no sul/sudeste/centro-oeste expremidos pela cultura ocidental "padrão".

Saudações,Jefferson
A Foto abaixo são de xamãs Guaranis na festa de despedida da Campanha "Povo Guarani,Grande Povo ! "
Fonte da Matéria Abaixo:Agencia Adital

Campanha reforça valores do povo guarani

Adital - "A Terra sem males, essa é a terra boa. Essa á a terra áurea e perfeita". Este trecho de um canto guarani define bem a que veio a campanha levada à frente pelo Movimento pela Vida, Terra e Futuro do Povo Guarani. Uma iniciativa que quer construir uma nova história, que reconheça os valores e os direitos deste povo que, atualmente, somam em quase 300.000 em todo o continente.

Seja no Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia ou no Brasil, a luta destes povos para permanecer em seus territórios originários é freqüente. Mais ainda: preservar seus costumes e hábitos e o respeito que têm pela natureza continua sendo cada vez mais difícil diante de tantos obstáculos.
De acordo com informações da campanha, sem terras para cultivar e ter de onde tirar seus alimentos, "somente nos anos de 2003 e 2005, o povo guarani viu 183 de suas crianças com menos de cinco anos morrerem por desnutrição - o maior índice entres os povos indígenas no Brasil".

Muitos expostos a vários tipos de violência, o índice de assassinatos também é bem relevante. Entre 2003 e 2007, foram contabilizados 117 assassinatos no estado do Mato Grosso do Sul. "Os assassinatos, em geral, são mortes de lideranças encomendadas por fazendeiros e por conflitos entre os próprios Guarani, que disputam a liderança das comunidades e as pequenas porções de terra onde se encontram", diz o material da campanha.

A campanha já conta com a adesão de organizações como a Comissão de Professores e Lideranças Guarani Kaiowá, e de entidades como a Equipe Nacional de Pastoral Aborígene (Argentina), Coordenação Nacional de Pastoral Indígena (Paraguai), Conselho Indigenista Missionário e Operação Amazônia Nativa (Brasil).

Para somar esforços à campanha, o correio eletrônico é solidariedade@campanhaguarani.org.br . Para saber mais sobre a campanha, o sítio é http://www.campanhaguarani.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quero que venha mais trabalho,quero que o baralho da vida me dê novas cartas para eu continuar no jogo." Antunes Filho

Trotskista

Não adianta correr,eu sou trotskista,passa anos as máximas do trotskismo se mantem firmes assim como a nesse de se organizar num agrupamento que construa a Quarta Internacional, de modo coerente,sem oportunismo ou espirito de seita,leio,releio os documentos das organizações no entanto,vejo que o melhor é dar tempo pra analisar e tomar a decisão mais coerente.

So nas Tarefas

essa semana vai ser bem agitada,não vai ter feriadão certo,tanto faz já que estou virando militante bolche. muitas tarefas de convocação/organização eis que algumas: -conferencia -reunião da diretoria -grupo de estudos -assembleia dia 21/11 -reunião do nucleo -organização do setorial A foto acima é de uma reunião comunitaria em Maraba(PA). Saudações,Apu