Pular para o conteúdo principal

Igreja vs Aborto

Contra o aborto, igreja usa réplica de feto durante missa

Foram confeccionados 600 bonecos, distribuídos nas 264 paróquias do Rio de Janeiro; ofensiva inclui também vídeosDepois de exibição de imagens de aborto, jovens passaram mal; igreja afirma querer reforçar a defesa da vida desde a concepção

MALU TOLEDODA SUCURSAL DO RIO
JOHANNA NUBLAT DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em nova ofensiva contra o aborto, a Igreja Católica do Rio passou a usar fetos de resina e vídeos durante missas e palestras. Jovens chegaram a passar mal, com náuseas e vômitos, após assistir às imagens com cenas de aborto, "chocantes".
Em paróquias do Rio, como a Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, zona sul, uma almofada com a escultura de um feto é levada até o altar nas missas dominicais e é mostrada entre os freqüentadores. Na igreja Santa Margarida, na Lagoa, o "feto" está dentro de um vidro com gel, como se tivesse na placenta, exposto no altar.Foram confeccionados 600 bonecos em forma de feto para serem distribuídos nas 264 paróquias da cidade e usados nas missas de domingo durante a Quaresma. A utilização do "símbolo" não é obrigatória, mas muitas paróquias aderiram à proposta, segundo dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo-auxiliar do Rio.
A orientação da arquidiocese, disse, foi para que o símbolo ficasse bem visível. Algumas igrejas aderiram e o mantêm no altar durante a semana.
O combate ao aborto é tema da campanha da fraternidade deste ano da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O lema é "Escolhe, pois, a vida".Ainda mais polêmica é a exibição de quatro vídeos com cenas reais de fetos sendo retirados de mulheres.
Neles, médicos descrevem como é feito o procedimento. Segundo o bispo, ele tem feito uma palestra por dia sobre o tema. De acordo com o público, é ele quem escolhe um dos vídeos disponíveis.Em Ipanema, por exemplo, uma trilha sonora dramática acompanhava uma das imagens mais chocantes: um feto sendo arrancado pela cabeça.Depois da reunião, jovens saíram passando mal e ficaram calados por meia hora.
Algumas meninas saíram chorando, contou o publicitário Carlos Lins, 26. "É chocante, mas se faz necessário para conscientizar, para as pessoas terem noção do que é o aborto. É como se fosse a cena de alguém sendo morto. A diferença é que é um ser totalmente indefeso.
"O bispo afirmou que o vídeo não foi o mais forte. Para ele, é importante que os adolescentes assistam a "uma cena que se tenta apagar".
Segundo ele, os vídeos são feitos por ONGs a favor da vida, com imagens das próprias clínicas de aborto.Defesa da vidaA utilização de símbolos pela CNBB é recorrente, diz o bispo.
Em 2007, por exemplo, foram usados mapas e produtos da Amazônia para tratar do tema "Fraternidade e Amazônia".A intenção dos bonecos, diz, é reforçar a defesa da vida desde a concepção. A mesma tese foi defendida no julgamento da ação direta de inconstitucionalida de pelo STF (Supremo Tribunal Federal) contra uso de embriões em pesquisas, na semana passada.Desde 10 de fevereiro, quando a campanha começou, nas nove missas na igreja de Ipanema todos os domingos, a réplica de um feto de 12 semanas faz parte da procissão do ofertório. Com a hóstia e o vinho, a escultura é levada até o altar.Depois que o dízimo é recolhido, o "feto" fica no centro do altar, visível, até o final da missa.
Pouca gente repara na cena, mesmo após o padre dizer: "Este feto representa a luta pela vida. A vida desde o princípio".Na missa dos jovens, às 19h30, há mais gente informada sobre o feto de resina. "A figura simboliza o nosso compromisso quaresmal de defender a vida em todos os instantes", diz o padre Jorge Luiz Pereira da Silva, conhecido como padre Jorjão, evangelizador de jovens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quero que venha mais trabalho,quero que o baralho da vida me dê novas cartas para eu continuar no jogo." Antunes Filho

Trotskista

Não adianta correr,eu sou trotskista,passa anos as máximas do trotskismo se mantem firmes assim como a nesse de se organizar num agrupamento que construa a Quarta Internacional, de modo coerente,sem oportunismo ou espirito de seita,leio,releio os documentos das organizações no entanto,vejo que o melhor é dar tempo pra analisar e tomar a decisão mais coerente.

So nas Tarefas

essa semana vai ser bem agitada,não vai ter feriadão certo,tanto faz já que estou virando militante bolche. muitas tarefas de convocação/organização eis que algumas: -conferencia -reunião da diretoria -grupo de estudos -assembleia dia 21/11 -reunião do nucleo -organização do setorial A foto acima é de uma reunião comunitaria em Maraba(PA). Saudações,Apu