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BlablablaOuviu,blablablaViu,BlablablaPensa.


A semana passada circulei entre extremos,de um seminário sobre a gratificação de Professores por mérito,a uma reunião com os Professores numa Escola Publica
O seminário promovido pelo Instituto Fernando Braudel em conjunto com a Fundação Lemann e Secretaria da Educação de SP ,com uma platéia majoritariamente formada por diretores de ensino,empresários discutindo "experiências" de gratificação por mérito(sic).
Na qual fizeram exposições a secretaria de SP Maria Helena,o representante de Minas,uma breve consideração, há diferenças entre SP e MG apesar se serem administradas pelo mesmo partido (alow,2010 já chegou no campo da Educação).
Há diferenças entre o sistema de SP,Bonificação por Desempenho - DOWNLOAD PDF
na qual a escola é comparada com ela mesma; e a de MG apresentado por João Filocre - Secretário Adjunto de Educação
Acordo de Resultados e Prêmio de Produtividade em Minas Gerais - DOWNLOAD PDF na qual é o resultado da Superintendência,da escola,do professor.
seguindo debate com Jeffrey M. Puryear - Diretor do Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe (PREAL)
Accountability e Educação Pública na América Latina - DOWNLOAD PDF na qual apresentou o sistema de gestão accountibility,que é muiito além da remuneração mas introduz a visão empresarial na educação,privatização pura.
A ultima a apresentar foi Teresa Cozetti Pontual - Pós-graduada em Educação pela Universidade de Harvard
Remuneração Variável: O que mostram as pesquisas - DOWNLOAD PDF
que mostrou os pontos positivos e negativos através da experiência do Quenia e do Estado Indiano de Andira Parresh,numa apresentação corrida quase sem comentários,apertada pelo tempo,detalha a unica que continha pontos negativos.
foi um séminario monotematico não havia diferentes pontos de vista so com defesas a gratificação.
lembrando que estavam presentes a Secretaria da Educação de Pernambuco que fez
uma fala,que lá esta caminhando a passos largos uma reforma que passa para Fundações e Oscips o controle das escolas estaduais,a do RS Mariza Abreu que afirmou:
"Que no estado há uma cultura dos anos 60 e 70,de corporativismo de muito poder as escolas,e que para fazer as mudanças necessárias tem de se alterar a carreira do magistério."
E o representante do RJ,afirmou que há uma troca constante de secretários,logo ele que esta há 5 meses no cargos,logo fez varias citações defendendo a sua permanência, que eles vão criar um novo programa de gratificação,e estão comprando equipamentos e melhorando a infra-estrutura das escolas.
Por falta de tempo,eles do Fernand Braudel disseram que era impossível responder as perguntas,ou seja a parte mais "democrática" desse pseudo seminário não houve,a cara de uma atividade para fazer pressão e trafico de influencia.
Depois Blablabla do Seminário,sexta-feira fui pelo Jade na Escola Estadual Reverendo Urbano,na pratica vivi o que são as condições de trabalho que a Secretaria diz para a comparação da escola com ela mesma através do Idesp.
Professores do período cansados e nervosos com um final de bimestre,enquanto eu e o José enquanto falávamos eles corrigindo as provas, Quando apresentamos os dados gerais nos indagaram se isso ia ser usado contra eles ou na interferência matéria na sala de aula,com jogo de cintura dizemos que era uma amostra do perfil dos alunos das 5 escolas nada mais;perguntaram se era encomendada pela Secretaria de Educação,desabafos com as péssimas condições outro fato que afeta a todos é a colocação da Escola no Ranking das Escolas no Enem,do Saresp pois ninguém quer lecionar ou estudar numa escola "mal colocada",o HTPC é o único momento de desabafo aonde o Professor pode falar sem ser punido.
É nessas horas que a gente evidencia na prática que quem pensa e elabora a politica educacional esta anos-luz do que acontece numa escola (alias já pisaram uma vez na vida??)falam,dilatam,discurso e no final o culpado é o Professor(a),o elo mais frágil e sem voz para além fica a minha preocupação com fragmentação do sistema educacional,onde cada estado está criando o seu "modelo de gestão" ou ao sabor do governante de plantão,que falta faz um Plano Nacional de Educacional (coisa de velho,no caso eu!) parece que pelo andar da carruagem
a LDB vai virar letra morta,termino esse relato com a frase da Maria Helena Guimarães ao ser questionada por uma Professora:
"Nossa uma Professora,aqui."

Saudações
Jefferson Henrique

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