Pular para o conteúdo principal

Notas sobre a crise economica

Sexta-feira dia 16 a Economista Rosa Marques,Profª da PUC-SP fez uma conversa reservada so para militantes do coletivo foi muito bom a atividade num clima informal e descontraido,estava atendo peguei as principais analises da fala na qual resumo em enxertos:

-Rosa começou a fala citando um trecho do "Capital 3" de Marx que mais parecia um artigo atual
é incrivel mais como digo e re-afirmo nenhuma teoria é mais atual que o Marxismo.
-Pos 2ª guerra apos um a destruição da europa pelos nazistas e na tentativa de conter o movimento de massas os EUA financiou a re-construção da Europa com a intenção de comercializar seus produtos afinal havia a URSS.
- O acordo de Bretton Woods havia o acordo de sobre a avaliação que as guerras foram motividas pela liberdade do capital e sua expanção na conquista de novos territorios,com isso se coloca limites ao capital-dinheiro dae o surgimento de organismos como o FMI.
-A partir de Breton surge a politica de cambio fixo e atrelado a ela,avançando um pouco existem dois paises na qual os bancos são atrelados a industria que são o Japão e Alemanha,o resto se seguiu atraves das Bolsas de valores.
-30 anos dourados-Gloriosos um periodo de exceção no capitalismo,ocorre um crescimento de produtividade,aumento de lucro e aumento de salario; tamanha virtuosidade que até o continente africano apresenta crescimento tendo um "alivio" na pobreza e na miseria.
-Se existe algo que liga o presente e o futuro é o investimento; na organização Fordista-Taylorisra uma situação de quase pleno emprego.
-Desde 2002,em artigo se anuncia a iminencia de uma crise,na qual Chesnais define como uma acumulação sem ruptura um exemplo claro que em Londres,proximo a Bretton se criou um paraiso fiscal no centro de londres conhecida como a City de Londres,na qual se tirava dinheiro do capital produtivo para o financeiro,transformação via bancaria.

Mais dois fatores:

1)Euro-dolares,dolar que circula na europa pelas multinacionais americanas,que eram aplicadas na city de Londres.
2)Petrodolares,dos paises produtores de petroleo destaque para a região Arabe.
Tudo isso gera a liquidez a partir disso vem a politica dos Tres D:

Descompatibilização
Deslocalização
Desregulamentação

-O proprio Chesnais fez uma auto-critica da esquerda que lê trechos do capital Volume 1,que é o plano abstrato do capital e ele vai evoluindo a cada volume do abstrato para o real; desenvolvimento sem freios para o capital financeiro,na criação da trajetoria de molda,o capitalismo sem freios vai desenvolver de uma maneira atrofiada,começa a idéia de que o dinheiro vai se reproduzindo-que é dinheiro fazendo dinheiro um vai emprestando para o outro
que empresta a terceiros logo se perde o fio da meada.
-Logo vêm a questão o que derivativo? derivativo de aplicações financeiras de que?
- A crise é financeira ou de super-produção na verdade os dois,com varias diferenças da época de Marx visto que a mundialização do capital quer dizer que o globo,faz parte da ação do jogo e especulação,tal ação gera uma crise geral que é a falta de liquidez e falta de credito.
-Tanto Marx como Hobsbawn explicaram que a falta de credito,voçe vai pedir credito,pode confiar para lhe emprestar,se não há transparencia fruto da desregulamentação; Não tem credito ,não tem investimento,não tem renda.
-A China que vai responder se vai haver ou não depressão ou não,mas não vai enfrentar os EUA; Os Chineses exportam tudo;o cambio,e a mão-de-obra,não tem margem de lucro.
Os paises estão mais preparados do que da crise de 1929?
Sim,pois em 29 as empresas quebravam não havia fundos que há salvassem porém o tamanho dessa crise atual não tem paralelo,se as pessoas tem dificuldade para fazer a conta,não se tem a menor idéia visto que não há controle.

- Outro fatos que não há minima coordenação entre as nações pelos diversos interreses.
-Não pergunte quando vai terminar a crise,não se sabe; O que tem de sangrar,é capital não-ficticio,e ele vai aparecer em Dezembro nos balanços das empresas,porque o outro lado, setor produtivo sente a crise.
-O Brasil vai sentir os efeitos em 2009,continuamos a surfar na onda do crescimento,temos uma classe media enorme que consome mais.
- Outro ponto a ser debatido são os fundos de pensão(Previ,Petros,) e suas perdas de investimento obviamente seus contribuintes sentirão os efeitos.
É importante diferenciar Globalização,de Neoliberalismo e da mundialização do capital.
Globalização:livre circulação fisica e geografica,de informações
Neoliberalismo:é uma visão de estado,pode aceitar sem nenhum problema o controle do estado.
Mundialização do Capital:é a circulalação financeira livre em todo o planeta.
-Num momento historico impar como esse,a esquerda não tem apresentado proposta fora das palavras de ordem para a fazer a disputa na consciencia da massa,levando em conta que a crise dele é a nossa crise porque afeta o nosso cotidiano foi levantado propostas de ação para o movimento tais como:
-Controle de capitais.
- Politica de Crescimento interno.
-Transparencia nos balanços das empresas.
-Trabalhadores tenham o controle das decisões a serem tomadas.
-Rediscutir o superavit primario.
-Divida Interna.
-E utilizar o juridico como forma de questionar a legitimação.
Rosa ainda ficou de mandar uma bibliografia minima para a militancia ler,tendo a cautela
de não ficar toda hora,vendo as oscilações do mercado e sim as medidas politicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quero que venha mais trabalho,quero que o baralho da vida me dê novas cartas para eu continuar no jogo." Antunes Filho

Trotskista

Não adianta correr,eu sou trotskista,passa anos as máximas do trotskismo se mantem firmes assim como a nesse de se organizar num agrupamento que construa a Quarta Internacional, de modo coerente,sem oportunismo ou espirito de seita,leio,releio os documentos das organizações no entanto,vejo que o melhor é dar tempo pra analisar e tomar a decisão mais coerente.

So nas Tarefas

essa semana vai ser bem agitada,não vai ter feriadão certo,tanto faz já que estou virando militante bolche. muitas tarefas de convocação/organização eis que algumas: -conferencia -reunião da diretoria -grupo de estudos -assembleia dia 21/11 -reunião do nucleo -organização do setorial A foto acima é de uma reunião comunitaria em Maraba(PA). Saudações,Apu