Pular para o conteúdo principal

Sobre o GT-OP

O que falar da 1ª reunião do GT-OP com o Silvio Bock?
tantas anotações,opiniões... que dessa hercúlea tarefa de resumi o que achei mais importante, em 6 tópicos +1.
1)Apos a apresentação dos participantes do GT contando como escolheu sua profissão foi iniciada a resposta das 14 questões a respeito da orientação profissional para após passar para mini-grupos de 4 pessoas e ver os consensos em torno de cada numero,é muito bom porque no debate a analise de cada ponto e vai se convencendo atraves de argumentos a mudar de opinião.

2)No inicio da palestra dele,falou sobre sobre a técnica tradicional de encaixe,de teste vocacional
em que desconsidera as mudanças no mercado de trabalho e que coloca somente um momento de escolha que é aos 18 anos,o que gera uma frustração de não correspondência.

3)Amparada na visão liberal do homem ou "querer é poder",que ele não faz porque é vagabundo ou não se interresa que na verdade tem como função de manter o status quo culpabilizando o individuo dae surge teorias(como ser um vencedor,líder etc.)

4)Para criticar esse postulado tradicional de Teste Vocacional,selma garrido e Celso ferreti
elaboram uma critica do modelo de perfis,pela visão estática e mecanicista do mundo e do individuo,porém afirmam que o individuo como um sujeito alheio e passivo; abandonam o campo da OP analisando que não há mudança.

5)Longe das perspectivas liberal e determinista,há o centro denominada de "Para além da critica" que não coloca o sujeito (que pode tudo ou que não pode nada)sem a separação do sujeito e da sociedade,mas da interação que gera sintezes.

6) Umas das referencias é o Mestre Vygotsky para minha feliz surpresa,na questão do novo homem,que sua relação pode sim mudar seu ambiente,relações colocando num patamar de protagonista da sua historia,em torno disso que se trabalha o a OP,discutindo cada opinião sobre uma profissão a partir da sua vivência e relação com a sociedade e vice-versa,preparando para um projeto de escolhas e caminhos.

+1) A cereja do bolo,achei ao ler apostila,trecho do Prof° Ricardo Antunes(que também é do conselho da Revista Debate) a respeito da mudança do trabalho na década de 90 para Toyotista(Japonesa) e todos os seus conceitos 5S,Qualidade Total,Profissional multiplo e por ae vai,nisso a mudança de perfil para quem está ingressando,e o enxerto do Prof° José Pastore da USP que a escolarização deve servir somente para certificar pro mercado de trabalho.
JADE Saudações
Jefferson Henrique

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quero que venha mais trabalho,quero que o baralho da vida me dê novas cartas para eu continuar no jogo." Antunes Filho

Trotskista

Não adianta correr,eu sou trotskista,passa anos as máximas do trotskismo se mantem firmes assim como a nesse de se organizar num agrupamento que construa a Quarta Internacional, de modo coerente,sem oportunismo ou espirito de seita,leio,releio os documentos das organizações no entanto,vejo que o melhor é dar tempo pra analisar e tomar a decisão mais coerente.

So nas Tarefas

essa semana vai ser bem agitada,não vai ter feriadão certo,tanto faz já que estou virando militante bolche. muitas tarefas de convocação/organização eis que algumas: -conferencia -reunião da diretoria -grupo de estudos -assembleia dia 21/11 -reunião do nucleo -organização do setorial A foto acima é de uma reunião comunitaria em Maraba(PA). Saudações,Apu