Pular para o conteúdo principal

A politica educacional nefasta do Gov de SP

Para ganhar R$ 6 mil, professor iniciante na rede estadual em SP terá que esperar ao menos 16 anos e tirar nota 9 em exame final

Da RedaçãoEm São Paulo

O governador José Serra e o secretário de Educação, Paulo Renato Souza, enviaram nesta quinta (6) um projeto de lei à Assembleia Legislativa que cria um novo modelo de plano de carreira para os profissionais da educação.
É o Programa Valorização pelo Mérito.O programa propõe evolução salarial para os profissionais de educação, com base no mérito - que será medido por meio de provas e de uma "análise da vida funcional do integrante do magistério nos anos anteriores".

Estado de SP lança plano de carreira para magistério O que você achou do programa? Deixe seu comentárioPara um professor alcançar o teto salarial, que é de R$ 6.270,78, ele terá de passar por quatro etapas, ultrapassando as cinco faixas salariais criadas. Em cada promoção o integrante do quadro do magistério poderá avançar apenas uma faixa. Para concorrer à promoção da faixa subsequente deverá haver um intervalo de, no mínimo, três anos. Professores iniciantes só podem fazer o exame depois de quatro anos de trabalho. No último exame, o docente tem que tirar, no mínimo, nota 9.

Nota da provaO Exame de Promoção de Professores será oferecido anualmente pela Secretaria de Estado da Educação. Para a evolução nas faixas serão exigidas as seguintes notas mínimas nos exames anuais de promoção:
Da Faixa 1 para a Faixa 2: nota 6Da Faixa 2 para a Faixa 3: nota 7Da Faixa 3 para a Faixa 4: nota 8Da Faixa 4 para a Faixa 5: nota 9Segundo a secretaria, o Exame de Promoção de Professores será elaborado levando em conta, no caso dos professores, "os conteúdos curriculares de suas respectivas disciplinas, as práticas didáticas e os conhecimentos pedagógicos". Já os diretores e supervisores, terão como temas de avaliação "a moderna gestão escolar e práticas de administração e supervisão educacionais" .. Em todos os casos, frisa a secretaria, será valorizada a preparação do profissional para o uso das novas tecnologias na prática profissional. .
Faixas
O projeto cria o "Sistema de Promoção no Quadro do Magistério do ensino oficial do Estado de São Paulo", com cinco faixas (1, 2, 3, 4 e 5) em cada uma das carreiras: professor, diretor e supervisor. Segundo a secretaria, dentro cada faixa são mantidas as evoluções previstas na legislação atual, baseadas em tempo de serviço e cursos que aprimoram a formação.
As promoções significam uma evolução salarial na carreira com os seguintes percentuais de aumento:Promoção da Faixa 1 para a 2, equivalente a 25% da remuneração inicial;Promoção para a Faixa 3, equivalente a 50% da remuneração inicialPromoção para a
Faixa 4, equivalente a 75% da remuneração inicialPromoção para a Faixa 5, equivalente a 100% da remuneração inicialSegundo a secretaria, a promoção poderá ser obtida pelos 130 mil integrantes efetivos do magistério. Os professores poderão participar da primeira promoção para a Faixa 2 após quatro anos de efetivo exercício no cargo.
Os cerca de 80 mil professores temporários que se tornaram estáveis pela Lei 1010 (SPPrev) poderão participar do processo quando a lei completar quatro anos de sua promulgação. Em cada promoção o integrante do quadro do magistério poderá avançar apenas uma faixa. Para concorrer à promoção da faixa subsequente deverá haver um intervalo de, no mínimo, três anos. O integrante do magistério que mudar de carreira mediante concurso público (de professor para diretor ou supervisor) terá garantido o enquadramento em faixa correspondente à remuneração imediatamente superior à que possuía no cargo anterior.Poderão ser beneficiados em cada processo de promoção até 20% dos integrantes de cada uma das faixas. A secretaria informa que "essa limitação decorre da necessidade de tornar o programa sustentável do ponto de vista orçamentário".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quero que venha mais trabalho,quero que o baralho da vida me dê novas cartas para eu continuar no jogo." Antunes Filho

Trotskista

Não adianta correr,eu sou trotskista,passa anos as máximas do trotskismo se mantem firmes assim como a nesse de se organizar num agrupamento que construa a Quarta Internacional, de modo coerente,sem oportunismo ou espirito de seita,leio,releio os documentos das organizações no entanto,vejo que o melhor é dar tempo pra analisar e tomar a decisão mais coerente.

So nas Tarefas

essa semana vai ser bem agitada,não vai ter feriadão certo,tanto faz já que estou virando militante bolche. muitas tarefas de convocação/organização eis que algumas: -conferencia -reunião da diretoria -grupo de estudos -assembleia dia 21/11 -reunião do nucleo -organização do setorial A foto acima é de uma reunião comunitaria em Maraba(PA). Saudações,Apu