Pular para o conteúdo principal

Giro pela América Central


Guatemala
Sandra Torres de Colom, a primeira-dama da Guatemala, anunciou esta quinta-feira que vai divorciar-se do atual presidente do país, Álvaro Colom, para conseguir candidatar-se à presidência do país.
Tudo porque segundo a legislação do país, os familiares do presidente em exercício estão proibidos de sucedê-lo no cargo.
Segundo a edição online da BBC, Sandra Torres de Colom afirmou, durante a conferência de imprensa, que tinha optado pelo divórcio para «poder casar-me com o meu povo».
Já o principal candidato da oposição, o ex-general Otto Perez Molina, afirmou que o divórcio do casal não passa de uma fraude eleitoral.
Sandra Torres de Colom e o presidente da Guatemala estão casados há oito anos.

Nicaragua
Seg, 28 de Março de 2011 15:55

Bianka de Jesus, na Prensa Latina

A incorporação da Nicarágua à Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América (ALBA) cobra a cada dia mais importância e torna-se decisiva para o sucesso do projeto sandinista, e o progresso desta nação.
Imediatamente após Daniel Ortega assumir a presidência da República, Nicarágua se incorporou em janeiro de 2007 a essa aliança de integração regional, fundada em três anos dantes por Cuba e Venezuela, e que atualmente reúne a oito países latino-americanos e caribenhos.
Desde então até a data, os projetos de cooperação da Nicarágua com esses países, e particularmente com Venezuela, multiplicaram-se, o qual tem permitido a esta nação, considerada uma das mais pobres do continente, avanços significativos e uma melhoria notável das condições de vida da população.
Válido citar, por exemplo, os acordos atingidos para o fornecimento de petróleo venezuelano e a construção de numerosas centrais de geração elétrica, que eliminaram os frequentes apagões de até 14 horas que se registravam no país, com as inevitáveis moléstias à população e importantes afetações à economia.
Das utilidades de empresas estabelecidas na Nicarágua no marco da ALBA, principalmente Albanisa, sai o financiamento para os numerosos programas sociais que desenvolve o governo sandinista, dirigidos a melhorar as condições de vida dos setores mais vulneráveis e empobrecidos da população.
Assim o confirmou o presidente Ortega, quando informou do gerenciamento do Governo durante o 2010, a princípios de janeiro passado.
Mas também na economia, especialmente na produção agropecuária, em que a participação da Nicarágua nos projetos desse mecanismo de integração regional tem registrado uma maior incidência, a partir de acordos subscritos com Venezuela, provavelmente o país de maior fortaleza econômica de todos os que integram a ALBA.
Nos últimos anos, Nicarágua tem incrementado de maneira sustentada os intercâmbios comerciais com Venezuela, o qual tem permitido que as exportações pinoleras para essa nação sul-americana tenham crescido de maneira notável, abrindo um novo mercado para os produtores nacionais.
Para a produção bovina, o mercado venezuelano atualmente está acima do estadunidense, disse em 23 de março último Paul Oquist, assessor de políticas públicas do governante nicaraguense.
De acordo com Oquist, do total exportado por esse setor no ano passado a Venezuela corresponderam 135 milhões de dólares em carne e outros 10 milhões em gado em pé, enquanto o total das vendas a Estados Unidos foi de 80 milhões.
44 por cento das vendas de carne de boi, um dos principais produtos de exportação da Nicarágua, teve a Venezuela como destino, apontou o servidor público.
No ano passado -disse-, Venezuela passou do lugar 32 em 2006, a converter-se no segundo destino das exportações nicaraguenses, e esclareceu que o mercado venezuelano não tem deslocado ao estadunidense, senão que absorveu os incrementos da produção nacional.
De acordo com dados proporcionados por Oquist e Ariel Bucardo, titular do Ministério Agropecuário e Florestal (Magfor), as vendas de ganhado em pé a Venezuela respondem, sobretudo, a que os matadouros nicaraguenses estão saturados e não podem processar os incrementos da produção.
Daí que esteja atualmente em fase de preparação a construção de dois novos matadouros, através da empresa Albalinisa, subsidiaria para os produtos alimentícios de Albanisa, com financiamento do Banco de Desenvolvimento de Venezuela e o Banco da ALBA.
Junto com a carne e o gado em pé, Nicarágua é um grande exportador de produtos lácteos, mas por carecer de capacidade de processamento, um milhão de litros de leite ficam no campo a cada dia sem industrializar, segundo Pedro Haslam, diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).
Algo parecido ocorre com a produção de milho, um dos principais produtos alimentícios da dieta dos nicaraguenses, que se exporta em grãos e depois se importar com a farinha.
E é aí onde tem entrado a desempenhar seu papel a ALBA, pois já estão terminados os estudos de factibilidade e estão garantidas as fontes de financiamento para a construção neste ano por Albalinisa de duas plantas de processamento de leite e uma de milho, para produzir no país leite em pó e farinha de milho, respectivamente.
Se a tudo isto se unem os benefícios recebidos na ordem social, se compreende melhor o por que Ortega afirmou que a integração à ALBA é o eixo do projeto sandinista para a Nicarágua e qualificou a esse mecanismo de instrumento de justiça para progredir e sair da pobreza.

Honduras
28 de Março de 2011 - 5h45

Crescem conflitos trabalhistas em Honduras; governo reprime
Trabalhadores hondurenhos da saúde entram em greve nesta segunda-feira (28) em protesto pela possível redução de suas pensões de aposentadoria e em solidariedade com os professores em greve há várias semanas.

O sindicato rechaça um acordo Stand By assinado pelo governo com o Fundo Monetário Internacional que diminuirá os benefícios aos filiados do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Empregados Públicos e ao Instituto de Previdência do Magistério.

Segundo denunciaram líderes sindicais, o acordo com o FMI inclui também demissões e o desmantelamento das organizações sindicais.

A greve no setor da saúde se somará à que realizam os professores desde 9 de março para rechaçar a privatização do ensino e reivindicar o pagamento de salários atrasados.
Depois de declarar a greve ilegal, o presidente de Honduras, Porfirio Lobo, anunciou a demissão de professores e a dissolução de suas organizações.

O poder Executivo "tem liberdade de demitir os docentes e dissolver definitivamente as organizações sindicais que promoveram ou apoiaram a greve por se desviar de suas próprias finalidades e existência legal”, disse.
Segundo o governo, os professores que não derem aulas a partir desta segunda-feira serão suspensos por um período de dois meses a um ano.

Dirigentes sindicais rechaçaram as ameaças e manifestaram sua determinação de continuar nas ruas até que se dê uma resposta a suas reivindicações.
"Lamentamos a decisão governamental porque cria maior confrontação e afasta o diálogo para resolver a crise", declarou Daniel Duron, secretário da Central Geral dos Trabalhadores.

As forças da polícia e o exército reprimiram os protestos do magistério, com saldo de uma professora morta, vários feridos, 40 intoxicados por gases e quase uma centena de presos.

Fonte:Prensa Latina

El Salvador

San Salvador, 28 mar
(Prensa Latina)

A popular cantora mexicana Julieta Venegas oferecerá amanhã um concerto em El Salvador dedicado aos meninos e meninas desaparecidos durante o conflito armado que sofreu o país de 1980 a 1992.

A Secretaria de Inclusão Social informou que Venegas é convidada especial para as comemorações, que pela primeira vez terão lugar na nação.
Sua presença obedece a seu destacado labor na promoção do respeito dos direitos das meninas, meninos e adolescentes, especialmente os daqueles que vivem em maior situação de vulnerabilidade, precisa a dependência em uma nota de imprensa.

Acrescenta que esse labor lhe valeu para ser nomeada como Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de México desde 2009.
Organizações defensoras dos direitos humanos têm documentado centos de casos de menores assassinados ou desaparecidos pelos corpos militares durante o conflito.
As comemorações começarão com um minuto de silêncio nas escolas públicas, um ato central, a apresentação de uma edição filatélica, o concerto de Venegas, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quero que venha mais trabalho,quero que o baralho da vida me dê novas cartas para eu continuar no jogo." Antunes Filho

Trotskista

Não adianta correr,eu sou trotskista,passa anos as máximas do trotskismo se mantem firmes assim como a nesse de se organizar num agrupamento que construa a Quarta Internacional, de modo coerente,sem oportunismo ou espirito de seita,leio,releio os documentos das organizações no entanto,vejo que o melhor é dar tempo pra analisar e tomar a decisão mais coerente.

So nas Tarefas

essa semana vai ser bem agitada,não vai ter feriadão certo,tanto faz já que estou virando militante bolche. muitas tarefas de convocação/organização eis que algumas: -conferencia -reunião da diretoria -grupo de estudos -assembleia dia 21/11 -reunião do nucleo -organização do setorial A foto acima é de uma reunião comunitaria em Maraba(PA). Saudações,Apu