Pular para o conteúdo principal

Albert Eckhout na aula



Uma das vantagens de viver num quarto-biblioteca é encontrar por acaso,achados que podem contribuir decisivamente,é o caso da semana passada que andando sem compromisso re-encontrei o folder da exposição do Pintor Holandes Albert Eckhout,realizada na Pinacoteca do Estado em SP,no primeiro bimestre de 2003.cuja imagem de uma escrava negra com seu filho,logo me remeteu ao texto "Moinho de gastar gente" de Darcy Ribeiro que analisei na faculdade.

A visão eurocentrica que o pintor quis passar,na imagem a negra não apresenta marcas da violencia,exalta a sensualidade e o espirito fraterno,as frutas carregadas significam bonança que os escravos viviam; retrato que no Brasil de Mauricio de Nassau não havia escravidão,a pilhagem das riquezas e desigualdades entre europeus, índios,negros,a propaganda é tão bem feita que até hoje há pessoas que defendem a tese que se o Brasil fosse colonia Holandesa teria se desenvolvido social e economicamente melhor,para estes apenas questiono porque o nosso vizinho Suriname têm tão pouca relevância na geo-politica sul-americana,e o padrão de desenvolvimento humano pifio em comparação com a sua ex-colonia.


Para complementar a discussão junto com o folder mais um livro da Fundação Cultural Palmares a respeito das comunidades quilombolas e o direito a terra,analisando a questão no Estado de SP e no Brasil,questão social que vai ter um post próprio no aqui.
Por Enquanto é só.
Saudações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quero que venha mais trabalho,quero que o baralho da vida me dê novas cartas para eu continuar no jogo." Antunes Filho

Trotskista

Não adianta correr,eu sou trotskista,passa anos as máximas do trotskismo se mantem firmes assim como a nesse de se organizar num agrupamento que construa a Quarta Internacional, de modo coerente,sem oportunismo ou espirito de seita,leio,releio os documentos das organizações no entanto,vejo que o melhor é dar tempo pra analisar e tomar a decisão mais coerente.

So nas Tarefas

essa semana vai ser bem agitada,não vai ter feriadão certo,tanto faz já que estou virando militante bolche. muitas tarefas de convocação/organização eis que algumas: -conferencia -reunião da diretoria -grupo de estudos -assembleia dia 21/11 -reunião do nucleo -organização do setorial A foto acima é de uma reunião comunitaria em Maraba(PA). Saudações,Apu